5 Setembro 2014

500 Anos do Foral Manuelino do Pereiro

O lugar do Pereiro, freguesia de Avelãs de Cima, comemorou, no passado dia 27 de Agosto, os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino com uma cerimónia simbólica. A Junta de Freguesia procedeu ao descerramento de uma lápide do Foral na sede da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro (ADCP). O evento contou ainda com a apresentação pública do último livro de poesia de Armando Pereira, residente no Pereiro e ex-presidente da Junta de Avelãs de Cima.
De recordar que a Freguesia de Avelãs de Cima conta com três forais (Avelãs de Cima, Pereiro e Boialvo), pelo que as comemorações já tiveram o seu início a 10 de Janeiro. Nos passados dias 7, 8, 9 e 10 de Junho, decorreram as principais comemorações que envolveram toda a Freguesia, com a realização de diversas iniciativas lúdico-culturais e desportivas. As próximas comemorações decorrerão, no dia 5 de Outubro, também com uma cerimónia simples no lugar de Boialvo, onde será descerrada também uma lápide comemorativa, para recordar a outorga do Foral. No dia 10 de Janeiro de 2015, a Junta encerra as comemorações com uma ação na sede da Freguesia.
José Manuel Carvalho, presidente da Assembleia de Freguesia de Avelãs de Cima, referiu que “se trata de uma cerimónia simples e singela, mas com muito significado para a população do Pereiro”.
O autarca considerou ainda que “a população do Pereiro merecia este «mimo». É um gesto histórico e sem preconceitos nenhuns. Um gesto de respeito para com a comunidade”.
“Com esta cerimónia conseguimos no tempo perpetuar a riqueza deste povo”, afirmou.
José Manuel Carvalho sublinhou que o Pereiro “é hoje, uma das povoações mais dinâmica da Freguesia”.
O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Veiga, recordou que as atividades das comemorações dos Forais estão a ser feitas em parceira com a Assembleia de Freguesia, pois, no seu entender, “este é o órgão que representa o povo”.
O autarca aproveitou o momento para realçar que o executivo “tem agora um trabalho mais limitado, devido ao orçamento que é limitado e também devido ao acordo de execução assinado com a Câmara Municipal”. Acrescentou ainda que “o desenvolvimento que queremos para a Freguesia não é este”.
Finalizou a sua intervenção, dizendo que a comemoração da atribuição do Foral ao Pereiro “é um marco importante”.
Armando Pereira falou em nome do povo, recordando que “o Pereiro já foi concelho”. Referiu que “este lugar continua a ser importante na Freguesia” e que em tempos idos, “já foi utilizado pelos almocreves e pelos peregrinos de Santiago”.
Terminou sublinhando que “temos a obrigação de continuar a estimar a nossa terra”.