12 Janeiro 2015

Cerimónia Encerramento dos Forais Manuelinos

No domingo, dia 11 de janeiro de 2015, realizou-se a festividade correspondente ao encerramento dos Forais Manuelinos da Freguesia de Avelãs de Cima, envolvendo três povoações: Avelãs de Cima, Boialvo e Pereiro. Aquando do início das festividades há um ano atrás, tinha ficado prometido proceder ao seu término, neste dia, o que foi cumprido.

Da cerimónia constou uma arruada, cuja concentração se iniciou no Largo do Rossio, local onde está patente, o painel em azulejo aludindo ao Foral Manuelino de Avelãs de Cima, idênticos aos colocados em Bioalvo e Pereiro, sob a orientação do Prof. Fernando Guerreiro. Desde logo se viu que ia ser um resto de tarde animado e com muito calor humano, apesar da temperatura ambiente ser baixa. A arruada terminou na sede da Junta de Freguesia, onde há um ano se iniciaram as festividades, com o içar das três bandeiras que estão sempre hasteadas na sede da Junta de Freguesia, a de Avelãs de Cima, de Anadia e de Portugal.

Desta vez ouviu-se música tradicional evocativa desses tempos longínquos. Esta cerimónia foi aberta a todos os residentes, estando presentes algumas dezenas que animaram e muito a mesma.
A freguesia de Avelãs de Cima preparou a celebração dos forais, repartindo pelo ano as atividades, tendo tido a sua concentração entre os dias 7 de junho (sábado) e 10 de junho (feriado nacional). Depois de laureados os autarcas vivos (presentes) e falecidos da freguesia a 11 de janeiro de 2014 (evocando o 10 de janeiro de 1514, data do primeiro foral manuelino), no dia 7 de junho, houve uma Missa Solene em honra de todos os vivos e falecidos, eucaristia que culminou com o final das atividades dos escuteiros e da catequese, tendo sido animada por estes.

No domingo, dia 8 de junho, houve uma caminhada pela freguesia, passando por várias localidades, tendo havido um almoço convívio na Figueira. A caminhada iniciou-se no Pereiro e teve o seu término em Avelãs de Cima. Dia 9 de junho, precedeu-se à recolha dos desenhos evocativos dos 500 anos dos Forais, nas seis escolas da freguesia, tendo havido um prémio para os melhores, selecionados pelos representantes dos partidos na Assembleia e pelas respetivas professoras e educadoras, expostos no Centro de Avelãs de Cima. No dia 10 de junho, houve uma Assembleia Extraordinária, dando-se voz a todas as forças políticas que tinham concorrido às eleições anteriores durante a manhã. De tarde houve uma animação com jogos tradicionais, com a participação das coletividades da freguesia e à noite, um sarau musical, animado pelo excelente grupo Coral Assanes, da Vila de Prado, concelho de Vila Verde.
Nos discursos do dia, o Presidente da Assembleia, José Manuel Carvalho referiu as seguintes nuances: primeira, enviou um abraço e um profundo agradecimento a todos os residentes, amigos e familiares, coletividades e outras instituições da freguesia pela participação nas e no decurso das atividades e no orgulho que têm em viverem nesta freguesia; segundo, enalteceu o trabalho do executivo da Junta de Freguesia por ter ido a cada lugar que festejava o seu foral, fazê-lo, homenageando todos os locais respeitando as suas identidades, em Boialvo e no Pereiro; finalmente pediu aos cidadãos para estarem em alerta, para que estes estejam mais atentos à realidade económica e financeira da freguesia, na medida em que esta viu reduzido o seu orçamento em menos 26.000€, de transferências correntes e de capital, por parte do município, quando do Estado seriam alocados perto de 55.000€, um valor ligeiramente mais elevado que o do ano anterior. Terminou dizendo que hoje não se acabava um ciclo, mas que se iniciava outro, rumo ao milénio da existência da freguesia.
De seguida falou o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Veiga. Elogiou as palavras do seu antecessor para com o Executivo e que assim era fácil de trabalhar, porque este ajudava a completar as ideias. Mostrou-se desagradado com o papel de meros gestores que querem impor aos presidentes de junta, havendo dificuldades para serem os verdadeiros guardiões das suas políticas, e que mesmo assim este executivo nunca ativara a tolha ao chão, comprometendo-se a lutar pelas reais necessidades e que, apesar de às vezes não poderem acudir a um problema na hora, no dia seguinte tinham alguma novidade ou medida ou ação já definida. Referiu também que não esperava tantas dificuldades desta ordem, pois o Lei que os orientava nas suas funções, a Lei n.º 75/2013, não era isso de dizia. Prometeu que se iria continuar a trabalhar, e em conjunto com o Presidente da Assembleia de Freguesia, José Manuel Carvalho, para nos órgãos próprios fazer sentir e voz da freguesia.
Após os discursos, os presentes foram mimados com um lanche convívio tendo demonstrado as suas satisfações para com o evento, tendo havido troca de experiências e de histórias vividas e passadas ao longo dos anos, na freguesia. E foi no meio desta alegria que alguém, mesmo a brincar disse, que só daqui a 500 anos se voltava a celebrar! Parabéns à freguesia de Avelãs de Cima e a todos os que nela residem e fazem dela o seu local de trabalho, ou ambas.
Pedro Veiga