21 Setembro 2016

Rota das Avelãs aproxima Avelãs de Caminho e Avelãs de Cima

As Freguesias de Avelãs de Caminho e de Avelãs de Cima vão avançar, em parceria com a criação do projeto Rota das Avelãs. Trata-se de um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 10 kms com um grau de dificuldade médio que vai passar por zonas agrícolas, verdes e habitacionais das duas freguesias.
A Rota vai ter uma extensão total de cerca de 10 kms, a qual está dividida em partes iguais (5 kms) para cada freguesia. Os caminhos que se cruzam no Pereiro podem ser feitos separadamente ou na sua totalidade.

Com este projeto as duas Freguesias pretendem tam­bém atrair pessoas de fora da região. “Este é um passo importante para as Avelãs serem visitadas por quem gosta deste tipo de despor­to”, adiantaram os autarcas, considerando ainda que é também uma forma de dina­mizar o turismo nas fregue­sias, tendo sempre como pano de fundo o Leitão da Bairrada e o Espumante”.

Esta vai ser a primeira Rota do concelho a ser ho­mologada pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portu­gal. Segundo os autarcas o projeto terá um custo de cerca de 10 mil euros.

“VIVER AVELAS”

O primeiro passo deste projeto vai ser dado, no fim de semana de 24 e 25 de setembro, com a realização de um momento cultural e de um passeio de reconhe­cimento pela futura Rota das Avelãs a que denomi­naram de “Viver Avelãs”.  No dia 24 de setembro. pelas 21h30, no Salão da Junta de Avelãs de Cima have­rão momentos culturais com a participação dos grupos Incantus e Sons de Avelãs. No dia 25, pelas 9h00, realiza-se o passeio de reconhecimento da Rota das Avelãs, a que se se­gue um almoço de conví­vio com os participantes e animação pela tarde com o Grupo de Cantigas da Associação de Pador­nelo (Paredes de Coura).

O ponto de encontro para o passeio e o almo­ço são no parque do Choupal em Avelãs de Caminho. Os interessa­dos em participar no pas­seio e no almoço devem efetuar as respetivas ins­crições nas Juntas de Freguesia.

Fonte: Região Bairradina