Centro Cultural Recreativo e Académico de Avelãs de Cima

O Centro Cultural Recreativo e Académico de Avelãs de Cima que foi fundado em 1 de Junho de 1976. virava uma página da sua longa história em Agosto de 1997. Com a sede erguida e a funcionar, ao lado da sede da Junta, havia a perspetiva de abrir a Associação a outros projetos, além da prática do desporto, futebol não federado. Eram presidentes da Assembleia e da Direção, respetivamente, Engº. Luciano Rosa e Dinis Silva. A parte cultural, nomeadamente teatro e passagem de filmes estavam em perspetiva. Era inaugurada a sua nova sede, construída de raiz, cujos custos rondaram os 12 mil contos. Graças à boa vontade dos sócios (então, cerca de 460), exploração do bar, realização de torneios de futebol e jantares de angariação de fundos. Com tudo isso, as direções conseguiram, migalha a migalha, amealhar cerca de 10 mil contos.

A sede é o orgulho não só dos sócios, mas da população em geral. É basicamente constituída por uma ampla sala de reuniões da Direção, uma espaçosa sala de lazer e convívio, um bar com esplanada, salão de jogos e cozinha. Antes, a sua primeira sede fora na antiga Casa da Câmara e Cadeia, frente ao Rossio. Para implementação da obra, foi constituída, na reunião de 6 de Outubro de 1992, uma Comissão, formada por um representante da JF e Fausto Tavares Batista, Dinis Manuel Conceição Silva, Zacarias Gomes Cardoso e Horácio Simões Coelho, com o apoio da engº Teresa Belém, técnica responsável pela obra.

Para a prática do futebol dispõe de um campo situado em Porto da Vide em terreno que foi cedido gratuitamente pelo Marquês da Graciosa, pelo que foi feito sócio honorário, bem como a sua esposa. Antes, utilizavam o campo de futebol da Candeeira. Implantado em terreno baldio da Junta, servia estas populações. Nas traseiras da sede possui o CCR um polidesportivo, equipado com balneários, onde podem ser praticadas as modalidades de andebol, futsal e ténis. Para isso, tiveram os dirigentes de adquirirem vários terrenos.

O CCR, que se acha inscrito no INATEL, desde 2002, para o que tiveram de fazer alteração dos Estatutos, sem que tenha alguma vez integrado qualquer campeonato de futebol, tem estatutos aprovados em Assembleia Geral de 12 de Março de 1983. O seu objetivo é desenvolver e fomentar entre os sócios atividades de carácter desportivo, cultural e de convívio, independentemente de qualquer corrente de pensamento com características políticas ou religiosas”.

Fundadores, oficialmente, por força da escritura notarial de 29 de Março de 1989, registo nº. 1847, na sequência da ata de 12 de Fevereiro de 1977: Manuel Augusto da Conceição Silva, António Almeida Calado, Henrique Ferreira Félix, Manuel Luís da Silva, José Almeida Calado, Dinis Manuel Conceição Silva, Horácio Simões Coelho. Zacarias Tomás Cardoso, Manuel António Martins de Melo, Fernando Martins Silva e Arsénio Antunes de Sousa.

Associação vizinha da sede da JF que lhe dispensou algum espaço na cave, colaborou na construção do edifício autárquico no enchimento de placas.

Fonte: “Avelãs de Cima – O lado da história” de Armor Pires Mota