1 Novembro 2012

Campanha sensibiliza para estilos de vida saudáveis

Um grupo de jovens de Avelãs de Cima (Pedro Veiga, Sílvia Tomás, Rita Reis, Patrícia Almeida e Hugo Pereira) aceitou o desafio da Junta de Freguesia para elaborar uma campanha de sensibilização para a promoção de um estilo de vida saudável. Esta iniciativa insere-se no plano de actividades da Junta para o presente ano.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Veiga, “os trabalhos para a elaboração da campanha começaram há cerca de um ano”, tendo o projecto, denominado de SEP (Saúde em Primeiro), sido apresentado, na passada sexta-feira.
O autarca considerou importante esta actividade, pois, para além da promoção de estilos de vida mais saudáveis que apresenta, “envolve os jovens da freguesia”, acrescentando que “esta cidadania dos jovens é importante para o desenvolvimento da Freguesia, chamando-os assim para a vida pública”.
Considerou ainda que, no futuro, “é objectivo abranger outras áreas”.
O projecto foi apresentado por Pedro Veiga que, em traços gerais, deu a conhecer aos presentes o conteúdo do mesmo e como irá ser apresentado junto dos públicos-alvo. De referir que é constituído por três acções diferenciadas, de forma a passar a mensagem a públicos distintos, tentando chegar ao máximo de população possível, tendo como objectivo promover estilos de vida saudável.
Uma das acções passará pelas três escolas primárias da Freguesia (Pereiro, Avelãs de Cima e Boialvo), outra pelas associações e a última pretende-se que seja um suplemento ao Boletim Informativo da Junta de Freguesia.
No que se refere à promoção em meio escolar pretende-se dar a conhecer às crianças da Freguesia a roda dos alimentos, os seus diferentes grupos e alimentos característicos; explorar a roda dos alimentos; conhecer algumas características de cada grupo de alimentos; identificar alimentos a evitar; promover hábitos de saúde e higiene às crianças; e facilitar o crescimento sadio e equilibrado. O público-alvo são as crianças entre os 5 e os 10 anos.
A primeira acção está agendada para o dia 9 de Novembro, nas Escolas de Avelãs de Cima e Pereiro. A segunda, para o dia 16, na Escola de Boialvo.
Ao nível da promoção nas Associações, pretende-se focar um ponto que permita uma melhor qualidade vida de cada grupo; e alertar e informar toda a população para que esta viva com mais saúde. O público-alvo são as crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta acção está prevista a elaboração de quatro cartazes para quatro faixas etárias diferentes, retratando os cuidados específicos de cada uma. Os cartazes sairão de 15 em 15 dias.
No Boletim Informativo é objectivo fazer chegar a todas as residências da freguesia uma espécie de guia sobre estilos de vida saudáveis; bem como relembrar e reforçar as ideias transmitidas pelos cartazes. Este boletim deverá sair durante o mês de Dezembro.
O projecto tem um encargo de 150 euros, custeado pela Junta de Freguesia, para compra dos materiais necessários para a divulgação.

Constantino Ferreira
31/10/2012 – Região Bairradina