9 Junho 2015

Manuel Veiga em Conferência ANAFRE

Realizou-se no passado dia 2 de junho, na Sala do Senado da Assembleia da Republica, a conferência promovida pela ANAFRE intitulada “As Freguesias no Estado de Direito Democrático”, que contou com a participação do Presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Manuel Veiga.

Durante todo o dia foram abordadas diversas temáticas relacionadas com o futuro e atualidade do funcionamento das freguesias. Os temas passaram pela autonomia, gestão e quadro legislativo atual e futuro das freguesias; as freguesias na organização do estado; e os novos desafios para as freguesias.

Fizeram parte dos oradores o Presidente da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, Ramos Preto, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro e membros de todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia da Republica.

Manuel Veiga considerou que “foi possível através desta participação discutir e debater ideias sobre o futuro das freguesias assim como de apresentar aos governantes as principais dificuldades sentidas, por parte de quem anda no terreno, na gestão das freguesias”. O Presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima considera que “foram dadas algumas respostas às preocupações de diversos autarcas”, concluindo que este tipo de iniciativas “é muito positiva, pois beneficia as populações” devido ao facto de que “sentirmos que ganhámos mais armas para resolver os problemas das pessoas”.